DICAS DE COMO ENCONTRAR LUGAR BARATO PARA FÉRIAS NA ITÁLIA
(Viajando de carro e com criança)
Antes de tudo, gostaria de dizer que estas dicas de féria na Itália são as que EU utilizei para ter férias tranquilas e razoavelmente econômicas (há mais econômicas, mas também mais caras). Os critérios que eu procurei e avaliei foram em base ao nosso bolso e gosto pessoal. Há milhares de lugares lindos para aproveitar na Itália.
1 – ANTES DE PROCURAR, ENTENDA QUAL A SUA PREFERÊNCIA E GOSTO:
Você precisa entender qual é a finalidade das férias: descansar? turistar? fazer festa? férias com criança? ou sumir do mapa? Há 3 anos que nós saímos de férias aqui na Itália, 7 dias no ano, para “descansar” (ou ao menos tentar rsrs, com criança não descansamos muito, mas a intenção é essa hahaha). No primeiro ano fomos na Puglia em um monolocale, muito legal, porém escolhemos a pior data do ano, ferragosto. Ficamos só 10 horas na estrada para ir e 12 para voltar, mai piu kkkk. Já ano passado e este ano eu escolhi uma casinha móvel, eu amei a que pegamos no ano passado, muito aconchegante e não custa um rim como eu imaginava. Há opções também de hotéis all incluse, acampamentos (próprio de barraca e tudo) ou então essas casinhas móveis (dentro de camping).
2 – COMO ENCONTRAR A PRAIA IDEAL? (Não há praia ideal kkkkk)
Infelizmente no nord-est da Itália as praias não são tão lindas como imaginamos, já as praias do nord-ovest italiano dizem que são lindas (água cristalina), por exemplo onde fica a região da Toscana. Nós escolhemos (pelo segundo ano consecutivo) as praias da Emilia-Romagna. Ravenna é uma região tranquila para a família, até porque são apenas 02 horas aqui da nossa casa, então não queríamos ficar horas no trânsito. Por exemplo, Toscana é uma média de 04 horas de onde moramos.
3 – RESERVE COM ANTECEDÊNCIA:
Sabemos que o verão no norte da Itália é de junho a agosto, então veja os dias que você pode tirar férias e procure meses antes. Junho é um mês econômico, julho é um mês razoável e agosto um mês bem caro por causa do ferragosto. Porém, após a semana do ferragosto os valores tendem a baixar. A nossa data preferida foi sempre depois do ferragosto, ou seja, depois da semana do dia 15 de agosto. Este ano eu reservei com antecedência o local, foi no mês de FEVEREIRO que eu comecei a procurar e já reservei a data. Também veja a distância no Google Maps para ver se encaixa nos dias e horários programados.
4 – INDECISÃO NA HORA DE RESERVAR O LOCAL?
Se você ainda não sabe qual local reservar, procure por reservas que tenham cancelamento gratuito (pode ser um pouco mais caro, porém se houver imprevistos ou você achar algo melhor você não perde dinheiro). Eu costumo usar o booking.it para este tipo de coisa, ou então o próprio Google (porém este geralmente tem que dar uma entrada para reservar porque vai direto com o hotel, sem site intermediário). Eu reservei vários locais em fevereiro, mas deixei até junho para decidir qual escolher. Paguei somente 20 dias antes do dia da reserva (verifique as datas de pagamento antes). E o valor? €375 para 07 dias na casa móvel. Barato, não acha?
5 – FAÇA UMA PLANILHA DE GASTOS:
Como eu gosto de tudo organizado (faço planilhas para quase tudo kkkk), eu já começo a organizar os gastos, eu incluo: combustível, pedágio, mercado (compras antes de ir), dinheiro extra para gastar lá, e o principal que é o pagamento do local – no nosso caso, é a casa móvel. Conforme vou pagando antecipado (como casa móvel ou alguns parques) vou escalando da tabela.
Antes de viajar também faço uma lista com o que eu preciso levar; lista do mercado e lista das malas. Lembrando que estas casas móveis são completas de utensílios domésticos, fogão, geladeira (algumas com micro-ondas, máquina de lavar louça e churrasqueira), colchão, travesseiros, etc. Você só precisa levar comida e roupa, que o resto tem tudo. Mas como estou de férias eu tento ser a mais prática possível, então eu levo a airfryer e a grelha elétrica para fazer carne quase todo dia kkkkk, é praticamente um acampamento equipado, sem ter que levar literalmente a casa toda. Mas como eu disse no início, tudo depende de seu gosto e bolso. Eu estipulo um limite do que eu posso gastar no mercado, um limite para o combustível… na verdade um limite para tudo hehe, porque também não é pra gastar o que não têm, tudo vai em base a nossa consciência e bolso.
6- COMPRE INGRESSOS COM ANTECEDÊNCIA:
Compre ingressos com antecedência caso você vá “turistar” pela cidade ou em alguns parques de diversões/aquático. Vale a pena comprar online, assim você economiza e evita filas no dia. Ainda mais se estiver com crianças, não vale a pena o estresse, então se programe e vá. Lembre-se de levar algum lanche e água para o dia todo, ou então tem a opção de comprar no local.
7 – APROVEITE:
Depois de tudo organizado e reservado, é hora de partir e aproveitar as merecidas férias. Cada casal/pessoa tem uma rotina diferente, se você vai em casal, tente manter uma rotina de saídas e passeios, para ninguém desanimar ou ficar chateado, caso você vá sozinho ou com a família, ai ninguém vai te incomodar kkkkk.
BÔNUS: viajar com criança:
O que eu tenho, e recomendo, é comprar um carrinho de praia, já mostrei várias vezes no meu instagram, ele é muiiiiitoooooooooo práticooooo, comprei na Amazon fazem 3 anos, paguei na época quase 70€ e é prático porque você pode levar o filho (caso seja pequeno), as bebidas e comidas e os brinquedos para a praia.
E essas são as minhas dicas para passar as férias na Itália, se organizando antes, tudo se resolve. Espero que aproveite.